A contratação às cegas reduz os preconceitos durante o processo de aquisição de talentos, removendo informações como nome, sexo, religião ou origem socioeconômica. Também elimina itens como qualificações acadêmicas ou experiências, o que significa que os candidatos são julgados com base nas habilidades – e não de onde vieram.
Se implementada com ponderação, a contratação às cegas pode aumentar a diversidade e ajudar a empresa a fazer contratações mais fortes. Se a empresa acredita nas capacidades e no conjunto de habilidades de uma pessoa que faz o trabalho, em vez de quem é essa pessoa, então o recrutamento cego é exatamente o que se precisa.
Para os candidatos que desejam participar de seleções às cegas, as principais dicas são:
1. Pesquisa prévia
É importante realizar uma pesquisa acerca da empresa para a qual se candidatou à vaga e qual o seu nicho de mercado.
2. Autocontrole
Durante a entrevista às cegas é importante controlar a ansiedade, ser educado e simpático, e ao mesmo tempo mostrar entusiasmo por estar ali naquele momento. Nunca fale mal do seu emprego anterior, nem mesmo do seu gestor. Aproveite o tempo para fazer perguntas relevantes e tirar todas as dúvidas sobre o cargo que você está pleiteando.
3. Teste de habilidade
Em algumas oportunidades, os recrutadores enviam um teste de habilidade para o entrevistado, que precisa ser entregue em uma data pré-determinada. A dica é sempre fazer uma revisão final antes de enviar ao recrutador.
4. Não se antecipe
O resultado de uma entrevista sempre gera uma expectativa por parte do candidato. Porém, sempre respeite o prazo de retorno do recrutador. Não entre em contato com ele antes da hora. Seja paciente e controle a ansiedade.
#rh #recrutamento #seleção #manoelladalledonne