Embora existam leis que exigem a contratação de PcD’s (Pessoas com Deficiência), não há outras leis que obrigam a contratação de outras minorias no mercado de trabalho, ou seja, não existe uma lei obrigando a contratação de pessoas de grupos que sofreram e ainda sofrem com a falta de oportunidades no mercado de trabalho.
Porém, há uma forte tendência de um número cada vez maior de empresas adotarem medidas inclusivas.
As vagas afirmativas existem para que o recrutador faça a contratação intencional e, ao mesmo tempo, consiga fazer a inclusão na prática. No entanto, não se trata só de uma palavra bonita.
A vaga afirmativa funciona como uma reparação histórica, para combater a discriminação, seja ela qual for, por meio de políticas sociais que promovam a inclusão das minorias.
Todas as ações que vemos no Brasil relacionadas à minoria no mercado de trabalho têm respaldo da lei para que aconteça. A desigualdade se faz presente em todas as esferas e, por isso, o posicionamento se fez necessário, para cobrar as ações. E é através das ações de políticas afirmativas que conseguiremos combater as desigualdades social e racial no Brasil.
Quando o RH foca em um determinado público para realizar a contratação, está ampliando e adaptando a sua cultura interna para a chegada de novos integrantes, que vão agregar com suas histórias, realidades, experiências e motivações, oferecendo aos demais profissionais uma nova forma de enxergar a vida, os processos e os resultados.
Prezar pela diversidade e inclusão no mercado de trabalho significa manter um ambiente focado no respeito, na colaboração mútua, onde todos possuem a oportunidade de ouvir, falar, contribuir e crescer.
#vagas #vagasafirmativas #recrutamento #inclusão #seleção #manoelladalledonne