Uma empresa é constituída por pessoas de diferentes idades, com diferentes perfis e costumes. Algumas trabalham bem em equipe, outras são motivadas por metas desafiadoras, outras são mais analíticas. Para administrar todas estas diferenças é importante prezar pela Gestão de Pessoas nas empresas.
O objetivo é gerenciar o comportamento dos profissionais e criar equipes mais satisfeitas, motivadas, qualificadas e comprometidas com as metas organizacionais, gerando melhores resultados para o negócio. A chave está em prestar atenção aos cinco pilares da Gestão de Pessoas: motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento, treinamento e desenvolvimento.
1. Motivação: funcionários motivados trabalham melhor. Os métodos para atingir este objetivo são diversos e podem variar de acordo com o perfil do funcionário e o orçamento da empresa.
2. Comunicação: precisa ser clara, objetiva e acessível. Desta forma, o alinhamento das informações será mais rápido e mais preciso. Além disso, é necessário estabelecer canais de comunicação bilaterais, abrindo espaço para a participação dos colaboradores, sugestões e críticas.
3. Trabalho em equipe: cada membro deve compreender o seu papel na equipe e estar alinhado com os objetivos organizacionais.
4. Conhecimento e Desenvolvimento: ao avaliar estes aspectos, a organização pode identificar os pontos fortes e fracos de cada pessoa, o que tem um efeito direto sobre a produtividade dos profissionais.
5. Treinamento: após investir na gestão do conhecimento e identificar as limitações da equipe, o próximo passo é elaborar estratégias para treinar os funcionários e procurar desenvolver habilidades significativas para o desempenho profissional, tais como liderança, confiança, comunicação e gestão do tempo.
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