Hoje em dia, as exigências da sociedade demanda novas atitudes frente a várias situações da nossa vida profissional. É preciso evoluir junto às novas necessidades que surgem a todo instante.
O aprimoramento de um líder é permanente, seja por meio de cursos específicos, leituras ou no dia a dia, em contato direto com seus subordinados. Mas, você também pode seguir as dicas abaixo e colocá-las em prática sempre que possível. Confira:
1 – Motive seu grupo de trabalho
O gestor deve estimular sua equipe a dar opiniões sobre o andamento dos processos de trabalho como uma forma de motivação. Ainda que a palavra final seja do gestor, é importante que os colaboradores possam participar também das decisões e, até mesmo, modificá-las para melhor.
2 – Postura
Um líder tem que ter postura. Simples assim. Gestores que não têm este tipo de conduta dificilmente obterão sucesso na condição de líder. O bom líder sabe estabelecer sua presença de forma natural a seus subordinados, sem ser rude ou demonstrar atitude descortês.
3 – Tom de voz
Assim como as atitudes são importantes, o tom de voz exerce um papel muito importante na função de líder. O modo com que o gestor se dirige às pessoas faz muita diferença no desempenho da equipe. Então, nada de falar muito alto, ríspido ou rápido. Fale sempre em um tom mais baixo e calmo. Não demonstre ansiedade ao falar com os subordinados, pois, para eles, é importante que o líder seja o senhor da situação. Se é difícil mudar a maneira como falar, treine, até mesmo, na frente do espelho!
4 – Seja seguro
A boa interação com a equipe de trabalho é fundamental. O canal deve estar sempre aberto para trocas de feedbacks e experiências. Em momentos de tensão, o líder deve passar segurança e confiança para os seus subordinados.
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