Voltar ao Topo

Qual o futuro da semana de 5 dias de trabalho?

Com a expectativa para o fim da pandemia ainda em 2021, a tendência é que os escritórios sejam reabertos aos poucos. Para a maioria, isto significa adotar uma abordagem híbrida e flexível, oferecendo uma mistura de escritório e trabalho domiciliar. Mas apesar dos benefícios do trabalho em casa que tanto empregadores como empregados têm visto durante os últimos 15 meses, alguns empregadores ainda estão planejando manter uma semana de cinco dias no escritório à medida que as restrições forem sendo amenizadas.

Esse debate ressurgiu quando Paul Swinney, diretor de política e pesquisa do “Centre for Cities”, disse que esperava que as pessoas trabalhassem “três ou quatro dias por semana no escritório à medida que a economia se recuperasse”, e que ele estava “bastante esperançoso de ver as pessoas voltarem cinco dias por semana” no longo prazo. Ele complementou que “as pessoas são mais criativas em momentos aleatórios, como em uma conversa na cozinha do escritório” e que “você não pode facilmente replicar estes momentos em uma vídeochamada, e com o tempo, as organizações vão sofrer com esta falta de novas ideias e inovações”.

Segundo Gary Cookson, diretor da Epic HR, retornar a uma jornada de cinco dias dentro do escritório em dois anos é um “pensamento fantasioso”. Mas ele reconhece que a “natureza forçada” do trabalho remoto desde o início da pandemia não tem beneficiado a todos.

A flexibilidade e o trabalho híbrido estão se tornando rapidamente um diferencial para os recrutadores. A colaboração precisa do lugar certo no momento certo – e não necessariamente de um escritório. A colaboração é diferente e mais desafiadora em um ambiente de trabalho remoto, mas na maioria dos casos não é uma exigência diária da maioria das funções.

Várias equipes e empresas descobriram que podem produzir trabalho da mesma qualidade e quantidade, se não melhor, a partir de casa. Agora que as empresas e os colaboradores têm esta percepção de como pode ser o verdadeiro equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, haverá mais relutância do que foi previsto para simplesmente voltar a como as coisas eram antes da pandemia.

#pandemia #emprego #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *