Quando uma empresa tenta encontrar o melhor funcionário para preencher uma vaga, olhando primeiro para seus próprios trabalhadores, eles estão praticando o recrutamento interno.
Mesmo que você não acabe promovendo um de seus atuais funcionários, você dá prioridade a seus candidatos internos antes de procurar fora de seu pool de talentos.
Há muitas vantagens em olhar primeiro para o seu talento existente. Da economia de dinheiro ao engajamento dos funcionários, aqui estão alguns dos pontos positivos que você pode esperar do processo de recrutamento interno.
1. Reduz o tempo para contratar
Por você já estar familiarizado com seus candidatos internos, é possível pular muitas das etapas do recrutamento externo, incluindo anúncios de emprego e o processo de avaliação. Você também já tem acesso ao histórico salarial, avaliações de desempenho anteriores e checagem de antecedentes.
2. Diminui o tempo de “onboarding” (início na empresa)
Ao contrário de uma contratação externa, você não terá que passar meses explicando como funciona a folha de pagamento ou estabelecendo as expectativas de comportamento dos funcionários. Sua contratação interna já conhece as regras gerais da empresa e se encaixa bem com a cultura.
3. Economiza dinheiro
O que acontece quando você reduz o tempo de contratação e diminui o tempo de “onboarding”? Você economiza dinheiro. Se você considerar que muitos funcionários internos estão a par de seus novos empregos e produzem mais rapidamente do que as novas contratações, esse é um valor adicional que você pode acrescentar ao seu resultado final.
4. Fortalece o engajamento dos funcionários
Você sabe o que acontece quando se espalha a notícia de que a empresa está procurando contratar internamente? Os funcionários ficam entusiasmados com a perspectiva de um futuro de crescimento na carreira. Quando o investimento em pessoas se torna parte de sua marca, coisas boas acontecem.
#recrutamento #seleção #rh #manoelladalledonne