A alta rotatividade tem muitos custos e consequências. Aqui estão cinco das razões mais significativas pelas quais a retenção de funcionários é importante para o bem-estar das empreas.
1. O processo de contratação não é fácil. Pense em todas as etapas envolvidas sempre que um cargo tiver que ser preenchido:
– Atualização e publicação de uma descrição do cargo;
– Revisão de currículos;
– Triagem e entrevista;
– Verificação das referências;
– Ampliação de uma oferta de trabalho;
– Verificação de antecedentes;
– Preenchimento da documentação legal;
– Notificação dos candidatos rejeitados.
A “Society for Human Resource Management” constatou que são necessários em média 42 dias (seis semanas) para se preencher uma posição, em média. Claro que outros trabalhos também são feitos durante esse tempo, mas o processo de contratação requer muitas horas.
2. As despesas de rotatividade são mais altas do que você imagina. Estima-se que substituir um funcionário de nível básico custa 50% de seu salário anual. Esse valor chega a 250% quando se substitui líderes ou funcionários altamente qualificados.
3. Perder pessoas significa perder conhecimento. Informações e habilidades importantes podem ser perdidas para sempre se funcionários experientes partirem sem transferir completamente seus conhecimentos para outros.
4. O trabalho em equipe é mais difícil com alta rotatividade. Os funcionários podem ter dificuldade para se unirem e trabalharem juntos de forma produtiva se os membros da equipe continuarem saindo. E é cansativo para os demais funcionários ter que continuar treinando novas contratações.
5. Sua perda pode ser o ganho de um concorrente. Os funcionários que deixam uma empresa podem ir trabalhar para um concorrente que se beneficiará das habilidades e ativos potenciais que se tenha perdido.
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