Ao estabelecer uma carreira, uma pessoa pode ser ou um generalista, que possui muitas ideias e habilidades diferentes, ou um especialista, cujo foco é tornar-se um especialista em uma área específica de trabalho.
Muitas pessoas em funções de liderança são generalistas porque executam muitas tarefas ao mesmo tempo. Pessoas que são especialistas em funções de liderança podem liderar projetos com processos específicos ou com avanços tecnológicos em mente.
Os especialistas têm um profundo entendimento de uma determinada área de conteúdo, enquanto os generalistas têm um escopo de trabalho mais amplo.
Você pode descobrir se deve se concentrar em uma área de especialização ou múltiplas após avaliar suas preferências e traços pessoais.
1. Avalie seus interesses
Uma vez que você descubra em que área está interessado para uma carreira futura, considere se você quer se estreitar em um nicho ou concentrar-se amplamente. Por exemplo, um escritor pode avaliar se quer ser um escritor geral sobre uma variedade de assuntos ou escrever para um tópico específico, como a escrita técnica.
2. Pese sua dedicação
Pergunte-se se você sente que o caminho de carreira que você escolheu é algo que você vai gostar daqui a alguns anos. Especializar-se em um determinado campo é um compromisso, mas pode ser recompensado se for algo que você desfrute. Aqueles que não têm certeza do que estão interessados podem considerar algo mais geral e se especializar mais tarde.
3. Considere profundidade vs. amplitude
Ao escolher entre papéis generalistas e especializados, considere se você valoriza mais a profundidade ou a amplitude do conhecimento. Como especialista, você será capaz de aprender profundamente sobre um assunto, enquanto uma posição generalista permite que você estude mais, ou uma amplitude mais ampla de tópicos.
#generalista #especialista #carreira #manoelladalledonne