Voltar ao Topo

Estratégias para retenção de talentos nas empresas

Os custos da rotatividade dos funcionários estão cada vez mais altos – até 2,5 vezes o salário de um funcionário, dependendo da função. E há outros “custos invisíveis”: menor produtividade, menor engajamento, custos de treinamento e impacto cultural.

Como evitar a perda de talentos? Veja algumas estratégias:

1. A retenção começa no recrutamento: manter um colaborador começa desde o início, no processo de candidatura, passando pela triagem dos candidatos até a escolha de quem entrevistar. Começa com a identificação dos aspectos da cultura e da estratégia que se deseja enfatizar, e depois procurar isso entre os candidatos.

2. Identificar candidatos engajados: como escolher os candidatos que têm mais probabilidade de ficar na empresa? Primeiramente, é importante buscar candidatos com longevidade em seus empregos anteriores.

3. Fornecer educação contínua e plano de carreira: de acordo com uma pesquisa da Associação de Tecnologia do Consumidor (CTA), treinamentos (80%) e programas de desenvolvimento profissional (74%) estão entre os principais diferenciais para a retenção de funcionários.

4. Oferecer os benefícios certos: os benefícios e as vantagens desempenham um grande papel para manter os colaboradores felizes, engajados e saudáveis. Mas os benefícios podem ir muito além da cobertura de saúde e dental. Nove em cada dez empresas consideram a remuneração de incentivo e os bônus como a chave para manter os seus funcionários.

5. Ser transparente e aberto: criar uma comunicação aberta entre os funcionários e a gerência pode ajudar a fomentar um senso de comunidade e um propósito compartilhado.

6. Usar dados e inteligência artificial: as empresas possuem quantidades enormes de dados de funcionários disponíveis. Por que não usar esses dados para identificar quem tem maior probabilidade de sair e então tomar medidas para evitar isso?

7. Estar preparado para a rotatividade: naturalmente, às vezes a rotatividade é inevitável, mas as organizações devem estar preparadas ao perder talentos.

#talentos #rh #recrutamento #seleção #manoelladalledonne

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *