Em geral, a resiliência é a capacidade de lidar e perseverar em tempos de estresse e mudança. É uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida.
A resiliência na carreira, por extensão, refere-se à capacidade de adaptação às mudanças à medida que elas ocorrem. Desenvolver a resiliência na carreira significa tomar conta de sua própria trajetória profissional e desenvolver continuamente novas habilidades para permanecer “no jogo”. Os profissionais podem adotar comportamentos, atitudes e processos para ajudar a facilitar o crescimento contínuo, apesar de quaisquer contratempos ou desafios que possam ocorrer.
Desenvolver a resiliência da carreira significa antecipar-se aos desafios potenciais e preparar-se ativamente para eles. Ao fazer isso, você pode reduzir seus riscos, fortalecer sua mente e posicionar-se efetivamente para oportunidades futuras.
1. Abrace a aprendizagem ao longo da vida. Manter-se atualizado sobre as tecnologias emergentes e as tendências do setor é um componente-chave da resiliência da carreira. Você aumentará sua autoconfiança e parecerá mais competitivo para os empregadores ao longo do caminho.
2. Cultive uma rede profissional robusta (networking). Não espere até que haja problemas para começar a promover relacionamentos. O foco na construção de relacionamentos com profissionais de sua área pode contribuir muito para ajudá-lo a avançar na carreira, mesmo em meio a incertezas.
3. Gerencie ativamente sua carreira. Encarregue-se de sua trajetória profissional, refletindo primeiro sobre seus pontos fortes, oportunidades de desenvolvimento, experiências passadas e papel atual. Em seguida, determine (e anote) suas metas profissionais de curto e longo prazo.
4. Olhe para o futuro. Tente ver cada mudança que você enfrenta como uma oportunidade de crescimento e melhoria. Mantenha-se otimista, sintonizado e pronto para abraçar oportunidades potenciais à medida que elas surgirem.
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