Para construir uma organização eficaz e aproveitar as habilidades e talentos que os funcionários existentes possuem, um líder deve estar comprometido em:
- Comunicar a visão da organização a todos os funcionários;
- Fornecer as ferramentas e treinamento necessários para capacitar os funcionários a fazer seu trabalho de forma eficaz;
- Envolver o pessoal na tomada de decisões que, em última instância, os impactarão;
- Delegar a responsabilidade de incentivar o crescimento profissional de todos os funcionários; e
- Ouvir a contribuição dos funcionários para criar um verdadeiro senso de trabalho em equipe entre a força de trabalho.
Se implementado efetivamente, este comportamento resultará no estabelecimento de uma parceria com os funcionários onde todos estão puxando na mesma direção, ao mesmo tempo, e com um esforço semelhante a fim de alcançar os objetivos e metas estratégicas da empresa.
Sem uma visão clara dos benefícios de criar este tipo de ambiente de trabalho – onde os funcionários são contratados como verdadeiros parceiros de trabalho – os líderes podem cair em uma das duas categorias de relutância em mudar: a) ou eles operam a partir de um modelo onde as decisões são tomadas com base apenas em sua perspectiva ou b) não sabem por onde começar a criar um ambiente voltado à sua equipe.
Infelizmente, alguns líderes podem continuar exibindo maus hábitos de liderança que lhes foram transmitidos quando subiram em suas carreiras. Isto impede a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo, inibe que o pessoal talentoso atinja seu potencial e cria atritos desnecessários.
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