Toda empresa, independentemente de seu tamanho, deve ter um Plano de Cargos e Salários.
O primeiro passo para você começar a construir seu Plano é listar todos os cargos e salários atuais da sua empresa. Se você tiver dificuldades neste processo, a dica é identificar todas as rotinas que precisam ser realizadas na empresa e agrupá-las em cargos. Se você tiver variações da mesma posição, tente definir o que se move de uma posição inferior para uma posição superior.
Depois de listar todas as posições, é hora de começar a listar todos os funcionários da empresa atualmente e qual a posição que eles ocupam.
Nesta fase é importante ser transparente e, se o cargo não tiver uma promoção (nível acima), é necessário explicitar isso para seus colaboradores. Uma ideia é tentar criar promoções horizontais, nas quais um funcionário cresce para uma posição superior em outra área. Isto evita confrontos e sabotagem entre líder e equipe.
Depois de construir a sucessão de cargos, é hora de começar a descrever as Qualidades e Conhecimentos necessários para que cada funcionário alcance cada um desses cargos. Este passo é importante para que os funcionários entendam o que precisam estudar ou desenvolver em termos de habilidades e competências para alcançar novos patamares dentro da empresa.
Por fim, quando o plano estiver pronto, você poderá começar a avaliar e administrar seus colaboradores através de um programa de Gestão de Competências. Não esqueça também de sempre rever seu plano à medida que a empresa cresce e tem mais funcionários.
Também é bastante saudável contar com um profissional especializado na área de Recursos Humanos para auxiliar na elaboração de um plano de cargos e salários.
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